quinta-feira, 27 de setembro de 2007

CPMF... diaboéisso?

Xá comigo!

- Ô Renan Malheiros, me diz aí, como é que você conseguiu pegar aquela gostosona, esconder um filho, enganar a patroa e a pátria, ser amigo de lobista, pagar aquela pensão básica, escapar da cassação, se manter na presidência do Senado e ainda lançar uma capa de Playboy? Só você e o Alemão que traçaram capas, hein?!? Tá phodendo, né?

- Não se avexe homi, eu conto o segredo do meu sucesso, mas antes me diga, como é que você conseguiu aprovar a CPMF na Câmara? Conte-me, Mister M.

- Ô Malheiros, não sabe brincar, não brinca pô, agora, sorria para os fotógrafos. Xis! hahahahahahahahaha

- Tá, Lula, mas me conte logo, pois eu tenho que saber de tudo, eu sou imprescindível à democracia brasileira.

- Tudo bem, Malheiros, eu vou contar, mas vê se aprova no Senado também, né?

- Xá comigo, pois comigo ninguém phode.


Os queridos representantes do povo, na Câmara, concluíram na madrugada de hoje (27) o primeiro turno de votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que prorroga até 2011 a cobrança da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), perfazendo um tempo mixo de quinze anos de vigência, a consagrar tributo dos mais enganadores já visto.

Depois de quatro sessões extraordinárias, a sessão foi concluída por volta de 2h30 e o governo conseguiu manter o texto do relator, deputado Antonio Palocci, aprovado na semana passada. A taxação de 0,38% sobre as movimentações bancárias do país mais abastado do mundo, continua. Pelo texto do Pallocci guti, guti, evidencia-se que a arrecadação destinará 0,20% à área de saúde, 0,10% para a Previdência Social e 0,08% para programas de erradicação da pobreza.

Sim, meu polvo, o discreto ex Ministro está na ativa, resta saber qual CPF ele está usando pra dar sua contribuição provisória. Eu só me pergunto pra que desperdiçar tanto dinheiro, nesses programas, num país que não tem bolsões miseráveis, o bem estar-social é exemplo para o mundo, o sistema de saúde é o melhor do globo, pois, somos organizados, as rodovias são um mar de tranquilidade, viajar por elas, é o paraíso. A infra-estrutura é extra-terrena, os transportes, seguros e eficientes, tendo, na aviação, o expoente máximo de respeito aos eleitores. Santos Dumont deve estar orgulhoso do feito.

A educação destepaíz, então, é tão superior, que só temos PHDs, os phodas letrados.A educação é excelente, de nível, é só dar uma olhadela nos perfis de alguns candidatos a BBs, para se ter noção do padrão ISO, da pedagogia brasileira. Greve nas faculs? Aqui não, só ser for na Birmânia, somos máquinas.

A segurança, por sua vez, é uma dádiva da competência política, que nos dá todo o aparato, necessário, para que cresçamos de forma civilizada e igualitária. Somos tão inventivos que vem gente do resto do mundo, aprender com nossa sapiência política, educacional e cultural.

Temos uma das menores cargas tributárias, de juros, da via láctea e somos bonificados com inúmeros benefícios. É o milagre brasileiro, meu povo. Tadinhos dos nossos políticos, fazem verdadeiros malabarismos para nos proporcionar uma vida digna.

Mas, o que mais me intriga é a estratosférica contribuição de 0,08% para programas de erradicação da pobreza. Do que eles estão falando? Pobreza, aqui? Pô, com essa grana, eu bem que poderia viajar o mundo e, talvez, passear na Estação Espacial MIR(Me Ingana Rindo).

Onde foram aplicados os R$ 38 bilhões arrecadados pela CPMF, só no último ano? De janeiro a agosto deste ano foram 23,8 bilhões, que a sociedade doou. Será que, desde que foi criada, não daria para remediar ao menos a saúde e a educação, que são detalhes básicos para o desenvolvimento de qualquer país?

Quem afirma que o “Brasil” precisa, e que não viveria sem a CPMF, eu digo que é falta de interesse em saber o que realmente se faz com a contribuição, que é uma mentira para tapar os rombos. Não vivíamos sem essa palhaçada antes? Tá, tudo bem, veio por uma boa causa, e aí? O que aconteceu? A saúde melhorou? É um escárnio, pois o Brasil não precisaria cobrar a CPMF, bastaria que a roubalheira acabasse. Bastaria cessar os desvios das verbas públicas. Muito mais do que o valor arrecadado pela CPMF é jogado no ralo da corrupção. Segundo o Tribunal de Contas da União, mais de R$ 40 bilhões, anualmente, são perdidos pela administração pública brasileira em corrupção.

Eu até concordei com o primeiro entusiasta do tributo, Dr Adib Jatene, que a elaborou para durar dois anos, apenas. Só que o destino - saúde - e as metas que ele estabeleceu, nenhuma foi cumprida - se aproximam mais de estarem "compridas": erradicar a dengue, reduzir a incidência de malária para 100 000 casos por ano, cortar pela metade a taxa de mortalidade infantil, que era de 41 óbitos por 1 000 nascidos vivos e elevar o valor pago pelo SUS por consulta ambulatorial. Isto depois de onze anos e ainda querem mais quatro para uma contribuição provisória? Fala sério!

Ainda há tempo... o segundo turno, na Câmara será no dia 9 de outubro, depois vai ao Senado para análise(?) e terá que ser aprovado em duas etapas também. Mas é a tal coisa, o comigo ninguém pode tá por lá. Acho que a gente perdeu de novo. O Jatene deve se punir todo o santo dia quando ouve sobre, saca, deposita, puxa o extrato, transfere e gasta o seu suado e mercido dinheiro, nos estabelecimentos e bancos destepaiz.

Eu só espero que o novíssimo canal, de notícias 24 horas, da TV aberta, Record News, mostre as incongruências, para não falar outra coisa, dos representantes e protetores do povo. Soluções existem, mas as devidas reformas(administrativa, tributária, trabalhista, universitária, política, previdenciária... até presidiária, ou seja, várias) são vítimas da má vontade, do rabo preso e da incompetência. O mais hilário é que os nobres fazem CPIs para livrarem eles mesmos. Todo o santo dia arrumam uma desculpa, no R$1,99, para ser o bode expiatório da vez. Vamos votar direito meu povo.

É dando que se recebe!

Kane


*
Qualquer falta de decoro blogal, passe e-mail: sociedadebbb@bol.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Ah, navegante, você sabe as regras de conduta. Não envergonhe Voltaire e faça sua parte. Eu, certamente, farei a minha: deletarei os comentários tolos ou ofensivos a quem quer que seja (comentaristas ou blogueiros). Meta pau nos que venderam a alma pro Boninho.

Contato com Citizen Kane E-mail: sociedadebbb@bol.com.br
.