domingo, 21 de fevereiro de 2010

Controlando a Fúria: O Milagre do R$ 1,5 milhão




2:34 - Ela foi deselegante, ela foi covarde porque ela é mulher... primeiro ela sabe que não bato em mulher... e segundo porque ela sabe que não posso agredir ninguém aqui no programa que eu sou expulso. Mas a maneira como ela foi batendo no peito e apontando o dedo pra mim era pra mim ter quebrado o dedo dela e dado um monte de porrada e deixado ela desmaiada no hospital. Por Dourado, O Cara. (o paradoxo casual desta (clique) ou esta (clique) e de outras informações policiais (clique) é que se fosse com qualquer outro jogador seria taxado de drogadiço e marginal sem dó nem piedade, mas como é O Cara, ele é um sobrinho, irmão ou filho que se juntou em más companhias, que o esportista é jovem e que fumar uma baseado de vez em quando não gera violência, e que hoje é um sujeito regenerado e respeitador das diferenças, tem defesa pra tudo. Será que se batesse numa mulher seria porque ela teria abalado o ego macho do cidadão, teria vilipendiado a honra, subvertido a moral e caráter do homem Dourado? As defesas seriam inclusive contra as filhas e irmãs, que se levassem umas chineladas no traseiro, seria corretivo por não obedecer o Senhor do lar, o mantenedor da casa. Esse é o Mundo Dourado)

Tantas coisas a falar sobre o jogo, apontar as contradições, contra-argumentar..., mas pra quem? Cansa. O BBB10 se transformou na maior palhaçada de todas as edições desde que abriram a porteira para ex-BBBs. Tinha tudo pra ser uma das melhores edições. Mas, me parece, é a vez do machismo brucutu e incoerência imperarem de vez. Claro que o Bones, o dono do programa, tem sua parcela de contribuição, em fazer valer sua autoridade e editar o cara sem as falas, fúria, caretas e posturas que o demoliria para a opinião pública. Fazendo aqueles que foram desfavoráveis à sua teimosia, em deixar lá um sujeito fingido e repetente, engolirem as críticas.

Vocês que são torcedores do Dourado não percebem o quão ridículo está pra quem não compactua eu diria nem com ele, mas com o comportamento mimetizado daquele que sabe os meandros para se chegar ao objetivo nesse jogo, e do que se tornou o BBB10. Eu me sinto tão mal vendo pessoas notadamente 'inteligentes' se perdendo em valores no mínimo duvidosos. Me sinto um idiota assistir ao diretor fazer duas votações inoportunas na Internet que até descerebrado saberia o resultado. Isso mexe com o imaginário de pessoas que até ontem tinham dúvidas sobre pra quem torcer. E, o pior, gente se vangloriando da conquista, se achando como pais dando uma segunda chance ao filho pródigo e injustiçado. Na boa, parem de birra por causa de torcidas e caem na real. Esse sujeito está controlando sua repulsa ao mundo contrário às suas malditas convicções. Atitudes essas que brigamos todos os dias para que sejam limadas do comportamento humano e da sociedade. Triste constatar que a hipocrisia reina em absoluto. É o poder supremo da estupidez.

Só posso me agarrar nas minhas teorias: a de que quem vota em sua maioria é de adolescentes desocupados e sem nada na cabeça. Deixa eu acreditar nisto, por favor. Isso explicaria muita coisa, porque, sério, é a maior piada fazê-lo campeão. É um chute na inteligência alheia. É impor a mediocridade. Se você não for um desses desocupados, quando tiver um tempinho sobrando, vá ao orkut, ou mesmo pelo twitter e dê uma olhada nos perfis. Uma enxurrada de adolescentes. Que votam sem critérios, são ágeis nos dedinhos. Que 'odeiam' os outros e nem sabem o porquê, que votam por votar, porque é moda, é bom pra se 'enturmar'. Não é viagem minha, está lá, confira. É mestre pra lá e mestre pra cá. Meu Rei, meu tudo. Meu Senhor isso, meu amo aquilo. Não quero crer que uma mente sã e madura, ou ciente da diferença entre o real e a canastrice, se perca nessas idiotices. É demais pra eu entender e compreender o cinismo que toma conta de um jogo desses. A questão nem é lá dentro, é aqui fora. Estou estarrecido. Nunca pensei em dizer isso. Se você pegar um sujeito que nem sabe o que é BBBNet e mostrar dois ou três comentários de pessoas que defedem o comportamento machista, chulo e desinformado do Penetra, e tendo ciência dessas imagens acima e de várias outras espalhadas pela rede, o leitor se sentirá tão distante dessa realidade que é capaz de se indagar se é o mesmo programa que ele assiste. Digo de uma pessoa alheia a essa briga tola, alheia à essa entronização do preconceito e violência.

Sim, Kane, mas eu tenho 105 anos e gosto, AMO ele: ele não é homofóbico, não é violento, não é preconceituoso, é patriota, é respeitador, tem excelentes modos, nunca usou drogas e se usou foi culpa da camaradagem que o forçou a usar com uma arma apontada pro meu menino, respeita as mulheres, não finge nada, é sensível, é autêntico. Pois é, com essa idade volta-se a ser criança. Se caga e mija por todos os orifícios. Já trocou o fraldão hoje? Eu sei que tem quem goste do jogador e torce numa boa, mas não ver o embuste que se tornou o BBB10 e corroborar com tudo que está acontecendo, é participar de uma brincadeira injusta e sem sentido de ser, é lavar as mãos e dizer que quem está contra o Dourado é cego por não reconhecer nele o suprassumo da tolerância e coerência. Então, meus caros, sou um otário feliz com aquilo que penso.

Dizer na cara ou falar na lata, como apregoam ser um ato virtuoso, não é autenticidade nem aqui nem na Mongólia. Ao dizer o que se pensa pra alguém, esse pensamento tem que vir adornado de ética, de bom-senso, de sinceridade, de verdades, de contraposições válidas e não falsas premissas ditas à exaustão e, principalmente, dando espaço para o criticado ou interlocutor fazer sua defesa ou discorrer seu ponto de vista. Gritar, impor e falar tudo que vem na telha, permeado de chulismos, sem medir as consequências é, antes de tudo, falta de educação, de tato, de controle emocional, nada a ver com autenticidade, hombridade. É desrespeito. Na cara mesmo é falta de habilidade social, é qualificação do mal-educado. E as pessoas confundem esse princípio básico de civilidade? Só podem mesmo tê-lo como campeão.


Me sinto muito mal vendo a construção de um suposto campeão dessa forma. Muito. Não deveria me importar, mas me pego indagando isto: Pra que você se importa? Sinceramente não sei, é mais forte do que eu, mesmo sabendo que a minha vida não vai mudar em nada sendo ele ou outro campeão da bagaça. Agora esse truculento e dissimulado campeão? Sem nada fazer para merecê-lo? Eu e muitos outros impotentes com a bagaça toda estamos de mãos atadas assistindo a coroação do contraditório, do oportunismo. Não acredito numa lágrima dele, numa emoção sequer porque ganhou um reles Pálio, não mesmo. Um carro todos conseguirão com um mês de trabalho em eventos. O humilde já disse em alto e bom som que não interessa o segundo ou terceiro lugares, ele quer o prêmio máximo, e vê-lo fazer aquela encenação toda por causa de um automóvel, sinceramente, eu me senti um ogro insensível ao ler comentários de gente emocionada ao ver o fingido feliz da vida porque ganhou um carrinho.

Tem gente que se deixa levar por tudo, basta colocar uma música de fundo e voilá: nasce um coitado. Melhor parar por aqui. É chato escrever em minúcias o que penso dele e de suas ações. Fica parecendo história de perdedor. Então, cada um que seja feliz com suas escolhas. Eu estou deveras com as minhas. A de que campeão no Big Brother muitas das vezes é pessoal, é identificação. Fico feliz de não me parecer com ele EM NADA. Me sinto um privilegiado por fazer parte de um cercadinho de amigos e família onde não tem vez pra mediocridade, violência, preconceito, mentiras, cinismo e fanatismo por ídolos de barro. Não mesmo.
*****

Tem blog novo da Gacta, aqui.
*****
Estou no Twitter

0 comentários:

Postar um comentário

Ah, navegante, você sabe as regras de conduta. Não envergonhe Voltaire e faça sua parte. Eu, certamente, farei a minha: deletarei os comentários tolos ou ofensivos a quem quer que seja (comentaristas ou blogueiros). Meta pau nos que venderam a alma pro Boninho.

Contato com Citizen Kane E-mail: sociedadebbb@bol.com.br
.