segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Enquete: Mudanças!


Olá!

Muito se fala sobre o formato do BBBrasil e suas nuances, e pouco se faz de concreto, as reclamações são de todos os setores, de todas as torcidas. O Sociedade BBB está fazendo uma pesquisa e, conclama as pessoas que passarem por aqui a votarem na humilde enquete (ao lado esquerdo). E, se tivermos bom material, poderemos até dar uns "pitacos". Pretensioso? Nunca. Surreal? Quem sabe?!?

Penso que a Net BBB tem sim, como ser ouvida pela emissora e nos dar o devido retorno. Esse segmento da Net existe há muito tempo, tem seu espaço conquistado e, se unido, não tem pra ninguém, há voz atuante, discernimento quando necessário, idéias boas e tem, principalmente, colaborado diretamente para que o programa seja a movimentação de interesses que se tornou. Aqui o embate é sério e "sangrento", é diversão garantida, portanto, vamos "alfinetar' os "detentores" dos direitos autorais do Big Brother aqui no Brasil! Não custa nada.

Claro que temos blogueiros e comentaristas engajados, articulados, inteligentes, dominadores do jogo Big Brother nessa lida há muito tempo e que, provavelmente, já fizeram de tudo para que suas reivindicações fossem satisfeitas, logo, o que me proponho a fazer é só aumentar o coro dessas pessoas que curtem o programa. É minha vez de reclamar, também não estou satisfeito com "alguma coisa".

O sistema de comentários está aberto para postagem de sugestões e, ao final da enquete, tomaremos por base essa pesquisa e os comentários aqui postados sobre o assunto e, se tivermos um embasamento sólido e aceitável, enviaremos nossas conclusões à Rede Globo.

Não é muita coisa, eu sei, mas, é a contribuição que o SBBB se compromete a fazer. Na ocasião da construção do texto sobre a ponderação dos dados, antes do envio à emissora, será postado aqui para as devidas críticas.

A enquete tem data limite de término programado para o dia 15 de setembro, portanto, pense com calma e use de critérios sensatos em prol da melhoria do "jogo" e faça o seu comentário, pois, temos tempo. Você pode escolher mais de uma resposta ao votar, alterar o seu voto em caso de clique errado ou mudança de postura e, por favor, vote apenas uma vez na enquete. Não perca seu tempo, não tem como fraudar, o sistema reconhece e é "anti Lei de Gerson". rs

Os resultados serão compilados em texto que, por sua vez, será enviado por e-mail, quantas vezes for necessário, até obtermos uma resposta, a qual será também de conhecimento de todos. A intenção é colocar a par, patrocinadores e direção, que podemos nos organizar e que estamos atentos à "manipulação" na busca do maior IBOPE. Pode não adiantar "nada", mas, saberão que nem todos estão vendados. "E que um dia, a casa cai."

Muitos aspectos têm que serem levados em consideração, afinal, se trata de um programa de poderosa audiência e cifras pujantes:

  • Será que a "tropicalização" do programa não é a responsável pelo sucesso?
  • A fórmula está se esgotando? A adaptação do formato original(Endemol) está a contento? Tem lenha ainda a ser queimada? É jogo ou novela?
  • A idéia dos participantes de já entrarem no programa preocupados em formar grupos e, conseqüentemente, conchavos, "panelinhas", é uma característica nossa? O maniqueísmo é editado ou nasce com o comportamento dos jogadores, onde todo mundo pensa ser do bem e outorga ao outro ser do mal?
  • Há ou não favorecimento de "A" ou "B" nas edições? rs
  • Está correta a maneira como se dá as votações? Quem paga pelo pacote, vê uma realidade e a maioria "supostamente" não vê essa realidade, e é ela quem dita os rumos do jogo?
  • Existem visões opostas ou distorcidas sobre determinado foco no PPV e TV aberta?
  • As edições retratam o que realmente acontece nas 24 horas?
  • Quem tem PPV enxerga a realidade nua e crua e vê os rumos do jogo sendo deliberados pelas edições "fantasiosas" e pela "massa de manobra", por que ainda compram o pacote, depois de sete edições?
  • Quem tem PPV deveria ter maior peso nas votações? É democrático? Não é vaidade elitista? Ou é desculpa de mau perdedor?
  • É lícito a população doar tanto dinheiro, em cada paredão, à Rede Globo? Aí, um parênteses, a Globo jamais verá meu suado "dindin", numa única ligação sequer. O valor do 0300 é uma afronta aos países ricos. Pasmem... são mais de oito, nove milhões de reais, em cada paredão, pelo menos, gastos pelos brasileiros para mandar um participante qualquer para rua. Ô povinho rico, sôh!
  • Cabe maior transparência na apuração das votações? Requer Auditoria Independente?
  • A essência do perfil dos participantes é mais forte que as adaptações? Ou o estilo da produção molda o perfil dos jogadores, resultando em "personagens"?
  • Et cetera.
O que se constata, de fato, é que "todos" pagamos "caro" por esse entretenimento, tanto quem compra o pacote PPV, quanto a população da TV aberta que liga e paga o "tributo", e nem se dá conta disto.

Enfim, somos um país à parte, diferente cultura e socialmente, claro, de outros países em que o programa também acontece, mas, o produto que nos vendem é supostamente um show real, portanto, sem scripit ou fakes.

A discussão esta aberta.


**********************************************

Após a publicação do post "Enquete: Mudanças!", me ocorreu que o fator "tempo" das edições diárias e programa ao vivo, também é importante de ser questionado, portanto, vamos votar na enquete "sobre o tempo", tendo em vista que, a "suposta" maioria de votantes, é daqueles que não dispõem de PPV.

Sugestões serão bem-vindas para a melhoria desta pesquisa.

Independente de torcidas ou nichos, vamos votar, por favor. Esqueçamos as diferenças de escolhas, momentaneamente, e sejamos coerentes na busca do melhor para todos e com isso, quem sabe, falar a mesma língua, ou se aproximar disso. Pois, as diferenças sempre existirão mesmo! Essa é a graça, o grande "barato"! rs


Forte abraço!

Kane

PS1: Até o dia 20 de setembro.

PS2: Conto com a "seriedade" que a matéria requer e peço, encarecidamente, que não deixem comentários que não sejam sobre a pauta em questão. Eu não vou ficar aqui lendo comentários sobre esse ou aquele BB, ou sobre mim, ou sobre "raivinha" de blogueiros outros, ou qualquer outro assunto adverso ao post. Para isso, caso queira manter contato, lance mão do e-mail do blog: sociedadebbb@bol.com.br, que eu o responderei, na medida do possível. Por favor!

Obrigado!

0 comentários:

Postar um comentário

Ah, navegante, você sabe as regras de conduta. Não envergonhe Voltaire e faça sua parte. Eu, certamente, farei a minha: deletarei os comentários tolos ou ofensivos a quem quer que seja (comentaristas ou blogueiros). Meta pau nos que venderam a alma pro Boninho.

Contato com Citizen Kane E-mail: sociedadebbb@bol.com.br
.