sexta-feira, 26 de outubro de 2007

● Iris, a sócia.


A caipira - para ampliar, clique na imagem.

Acho que escrevo grego, visto que não estou conseguindo fazer-me entender. Fiquei encucado com algumas conclusões sobre o que é exposto como postagens, pois tenho recebido alguns e-mail com o mesmo assunto, questionando se tenho vergonha de assumir que gosto da Iris. Eu imaginava que depois de tudo que fiz aqui e expor o maior incentivo de ter feito este blog e mais, ter sido alvo de piadas babacas por parte de gente que não respeita as escolhas alheias e ter me indisposto com uma penca de "sensatos", já estaria fincado no imaginário netiano o quanto eu desejo sucesso à Iris. Não preciso colocá-la em nenhuma lista para dignificar o meu sentimento. Ela é e será, para mim, sempre, a capira, a campeã do Kane. Intuí que não havia necessidade de eu estar falando todo o santo dia, para que todos soubessem do meu apreço por ela. Pô, questionar isso a esta altura do campeonato, é dose cavalar!

Evidente que ela será lembrada em qualquer lista cujo mote é a beleza. Mas é insensato exigir que ela seja a primeira, a única, a poderosa, a polivalente. Ela é linda, sim, acho-a gostosa e sexy. E daí? Não posso achar? É crime? Sou tapado por isso? Qual é? Ela é vítima de uma perseguição muito, mas muito sem sentido, ordinária e preconceituosa. Será que eu tenho que vir aqui, diariamente, e escrever sobre isso? Não tenho vergonha nenhuma de sentir o que sinto pela caipira, não. Sou homem, sou torcedor, sou independente, sou solidário a ela pelas suas buscas. Ela me emocionou, me levou a uma pieguice que gostei de exercer. E daí? Quem me espezinha por isso, por ser ridiculamente sentimental, tem o que contra mim? E daí?

Falar mal dela, tudo bem, se satisfaz os egos, afinal, ela é um dos focos desse segmento, é direito de todos comentarem sobre. Ela faz a alegria de torcedores e detratores, normal, faz parte do cenário. E, certamente, deve estar ciente de que entrou no fogo cruzado e as consequências são claras. Não tenho nada contra, até já tive minhas ressalvas, mas aprendi que é bobagem me aporrinhar por isso. Contudo, aportar por aqui e me malfadar porque vejo nela o que não consigo ver nos outros, aliás, até vejo os valores, mas não me dizem muito, é ser no mínimo, deselegante. Eu não entendo, só posso concluir que querem mostrar um lado malvadinho para ferir de forma intencional e gratuita, chamar a atenção. Aviso que não me firo facilmente, mas lamento o comportamento desagregador.

Iris tem suas limitações, sim, é visível, mas está correndo atrás do seu espaço, não está tomando espaços ou atentando contra outrem. Correta ou erroneamente, não importa, o que vale é a tentativa de querer acertar. Um dia a gente aprende, os tombos são necessários. O que conta é a paz que ela passa para a gente que acredita e aposta nela. Bacana é ver que ela se diverte com sua instantânea ascensão ao mundo dos egos inflados, outrora muito distante de suas pretensões. Defeitos? Sou cheio deles também. Quem não os têm?

Nesses oito meses que estive à frente do SBBB aprendi um bocadinho. Minha postura durante o BBB8 será apenas o de brincar com todos os personagens, não terei preferidos, todos serão meus escolhidos, alegrarão os posts do SBBB de forma irreverente, mas nunca mais à flor da pele. Aprendi que isso me diverte bem mais, do que tentar extrair o inexistente em cada participante, durante alguns dias que eles, em sua maioria, interpreta para inglês ver. Aprendi, à duras cacetadas, como absorver e me comportar diante de injustiças. Muitas vezes até dei sentido para que os ataques viessem até mim. Errei, assumo, e espero não cometer os mesmos erros.

Doravante, o Kane se importará bem mais com o seu próprio espaço. Não que eu não o fizesse antes, mas partia para a alfinetada quando percebia que estavam ofendendo o blogueiro e não escrevendo sobre os BBs. Não sou hipócrita, não sou leva-e-traz, não sou tarado por acessos(Eca!), mas não sou santo, se for preciso, eu falo na língua que possam entender. Enfatizo mais uma vez: vim para somar, brincar. Não vim para avacalhar, tampouco tirar lugar de alguém. Seria pretensão demais e fora de propósito. É difícil entender isso? Por favor, imploro até, deixa eu me divertir, cacete?!?

Tem muita coisa errada por aqui, está aí para todos verem, mas não sei o que acontece que as pessoas que poderiam mudar o rumo da prosa, se fecham em seu autismo e aspiram que o circo pegue fogo, literalmente. Chegam a se perderem em tantas contradições, em tantas picuinhas sem pé e cabeça. Pra que? O mais cômico é que se perguntar, ninguém assume nada, sempre são os outros os responsáveis pela balbúrdia. Todo mundo é um poço de virtudes, o diabo em pessoa é sempre o outro. Já que não conseguimos ser mais unidos e mostrar para o resto da Net o quanto esse segmento tem força, deveríamos pelo menos nos respeitar. Antes que façam algum comentário sobre minhas palavras neste parágrafo, brado que se trata de minha opinião pessoal em relação ao segmento e, não estou, de forma alguma, querendo ensinar ou ditar regras. É minha opinião, acho que seríamos levados mais a sério se nos respeitássemos, de fato. É utopia? Cadê a coerência?

Quero deixar claro que eu assumo meus arquivos, cada post. Tudo que penso sobre Iris e esta joça está aí para qualquer um ver. Fazer piada com o nome de Iris é direito de qualquer blogueiro, no SBBB não seria diferente e, quando faço, é com carinho, com respeito, extensivo a todos os outros Ex-BBs. Não temo em escrever sobre os erros e mancadas da caipira. Posso até pesar na mão, às vezes, mas se eu achar que algo esteja fora do padrão eu opinarei sim. Mas não quer dizer que minhas sensações mudaram, que minha admiração era ilusória e efêmera. O dia que isto acontecer, eu virei a público e direi a todos, como prometi fazer há muito tempo. Até então, a caipira conseguiu bem mais do que supunha o mais otimista torcedor.

Podem falar mal dela, fazer piadas para vender revistas e jornais, o fato é que ela está curtindo e sendo aceita, até mesmo por seus gozadores, que já perceberam que ela é a figuraça. Iris é aquilo mesmo, ou a amam, ou a odeiam, não há meio termo, a indiferença. Vide a sua presença, honrada ou como persona non grata, até hoje, nos posts e comentários net afora. Se ela largasse tudo e voltasse para Uberlândia já teria cumprido o seu papel: o de nos dar bons momentos juntos, o de nos unir numa corrente positiva por um ser humano que nem sabe quem somos, que nos deu inspiração para questionarmos e lembrarmos valores adormecidos. Pode não ter sido sua intenção, pode até não ser tudo aquilo que prega ser, mas foi através dela que aprendi a gostar desse furdunço.

Alguém pode não saber interpretar textos confusos como este e questionar: — por que bloga? Se não aceita que seja contra-argumentado? Não é verdade, sou chegado à discussões. Há uma grande diferença entre discordar e ofender, entre argumentar e impor. Aliás, o que deve ser discordado e discutido, a priori, é o jogo em si. Quando externo minha predileção por alguém, espero que seja respeitada a minha escolha, ainda mais quando o jogo é findo. Se quiserem discordar disso, pois também é direito já que exponho publicamente, que o façam com a propriedade que sempre vos tratei, com educação.

Nada contra as irreverentes colocações sobre o Kane, nada contra que se discorde do que escrevo, nada contra me escracharem por gostar de Iris. Mas qualquer mediano é capaz de entender a diferença entre o sarcasmo, tirar sarro saudável e escrachar com a cara do blogueiro e a ofensa gratuita, o ato desesperado de querer ferir. Só não venham me ofender e me atribuir ações infundadas, que a coisa pega.

Isto posto, reitero que no SBBB, Irislene Stefanelli sempre terá seu lugar, sua poltrona, seu camarim. Aqui não é blog fã, porém, Iris é sócia deste estabelecimento. Ela tem cópia da chave que abre a porta principal, logo, entra sem pedir licença, ela manda.

Kane

0 comentários:

Postar um comentário

Ah, navegante, você sabe as regras de conduta. Não envergonhe Voltaire e faça sua parte. Eu, certamente, farei a minha: deletarei os comentários tolos ou ofensivos a quem quer que seja (comentaristas ou blogueiros). Meta pau nos que venderam a alma pro Boninho.

Contato com Citizen Kane E-mail: sociedadebbb@bol.com.br
.