sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

● Prólogo

Tudo pelo milhão! Vem aí um BBB de belas gatas, as Salomés!

Voltei, estava out, fui abduzido para uma Iha - de Margarida - e quase não tenho forças para sair de lá, relevem meu sumiço repentino. Quer dizer que o BBB-8 começou? Eita que o caldeirão vai ferver! Então, vamos ver o que se sucederá, com tanta gente bonita, supostamente articulada, de castas semelhantes e com disposição para mostrar a fuça 24 horas.

De antemão, quero deixar claro que o alvo de críticas e brincadeiras de todos os tipos serão os cuecas e calcinhas do programa BBB-8, bem como, sua produção e apresentação. Portanto, nada que se venha a escrever neste espaço será predicando blogueiros, leitores e comentaristas. Que fique bem CLARO para evitar mal-entendidos. Aqui se contra-argumenta em cima das idéias e não das pessoas que aqui navegam. Não leve para o pessoal, por favor.

Bem, como havia comentado antes, o meu propósito aqui, neste ano, será de brincar com os participantes. Não haverá envolvimento piegas com nenhum deles, o propósito é o rir. Pra entender de uma vez:

- O Big Brother não é reality show como alguns gostariam que fosse. O sucesso do programa brasileiro está seguindo um padrão e está colhendo os frutos e, tanto a emissora quanto os participantes lucraram e ainda lucram. É uma novela improvisada, editada com toque de humor e drama para a maioria: um Brasil culturalmente noveleiro. Independente das edições – tendenciosas ou não - que passam na TV aberta, no próprio PPV terá, na maioria das vezes, situações estudadas, alguns pensamentos, frases de efeito e ações de caso pensado – imaginadas - previamente. Situações fantasiosas adentrarão sua sala, popozudas destilarão seu veneno com a dança da morte, se portando como Salomés pedindo a cabeça dos João-Batistas. Possíveis romances virão à tona, mas não se engane. Veja, analise, se emocione até, mas não compre a história para a sua vida. É furada! TODO MUNDO JÁ SABE DISSO. Entra se quiser, cáspita!

- Depois de sete edições é notório que algumas diretivas e ações no set de filmagem são passadas aos brothers. O diretor deve rezar a cartilha. Acho até que, os esporros serão evitados, pois no passado foi muito na cara o que fizeram. Situações que poderiam colocar em xeque o estilo do programa foram sumariamente abortados pela direção. Bem, é direito deles fazerem isso, pois o programa tem dono e, por direito, as regras Globais, logo, os participantes estão cientes do que acontecerá com suas imagens – que serão editadas ao bel-prazer do IBOPE. São todos marionetes nas mãos de Boninho e Bial. E, quer saber, eles aprovam e gostam disso, pois sairão de lá melhores do que entraram. Não tem do que reclamar. Portanto, está chato neguinho ficar vomitando que o formato original pertence a Endemol e a Globo peca ao mudá-lo. Que a Globo marginaliza os participantes. Acorda Alice! Sabe quantos processos existem contra a emissora por tal fato? Pois é. Negócio é negócio, cáspita!

- Comprar PPV após sete edições e depois concluir que foi anunciado um produto e você comprou outro para, em seguida, aparecer em tudo quanto é sistema de comentários falando essa asneira, é muito sem noção. É chato ler esse tipo de lamúria. Caros ranzinzas, o brasileiro gosta dessa joça e daí? Ou encara a maratona e se diverte, ou assista outros realities pelo mundo, mas ficar a reclamar de tudo e de todos é chato pra dedéu! O que a produção faz ou deixa de fazer com os brothers pode não parecer lícito com e para todos, mas está longe de ser ilegal. E, dependendo da peça de chacota, você pode até se divertir, não é?! Se for com os outros, beleza, né? Mas se for com o seu preferido(s), o enredo é diferente, é imoral. Pois sim! Deixar o barco correr sem tirar uma lasquinha dos caras, eles não vão deixar mesmo. E, acredite, o Boninho se diverte horrores com as situações que ele provoca. Se fôssemos organizados até poderíamos fazer alguma coisa, mas...

- Sugestão: não se envolva, não se entregue sentimentalmente a nenhum participante, eles não valem essa sobrecarga emocional, são todos crescidinhos e sabem muito bem onde estão e o que vai rolar com suas vidinhas aqui na blogosfera BBB. Não se irrite por pouca coisa. Eles vão dissimular - e muito - desde a entrada até a saída. NÃO SE DEIXE ENGANAR! NÃO SEJA TOLO em acreditar em tudo que você vê na sua tela. É um jogo, logo, eles vão interpretar - blefar - também. Claro que eles mostrarão princípios positivos, algum caráter e personalidade. Vai chamar a atenção aquele(s) que for mais original e não ousar nos fazer de babacas o tempo todo. Vide Carol, Analy, Bruna e companhia.

- Todos os participantes são jovens, bonitos e alguns com pretensão artística. Exceto os médicos - eu acho. Uma pequena ressalva defendendo o quase médico e o médico: a participação deles não tem nada a ver se são ou não bons profissionais. O Big Brother é uma chance de torná-los profissionais com visibilidade da noite para o dia, cabe a eles mostrarem serviço ao saírem do programa. Se tiverem competência, os pacientes podem chover, né? Sem essa de: se eles fossem bons médicos não estariam por lá. Está difícil pra todo mundo, conheço excelentes profissionais que poderiam estar em situação melhor, mas se sujeitam a salários de fome. São novatos, é verdade, um belo dia, eles criam vergonha e montam o seu próprio consultório ou clínica. E, para ter o money para o próprio negócio tem que ralar, poupando o pouquinho que ganham para, quem sabe, chegar a um poucão. Ganhar o milhão já ajuda na empreitada.

- Mas, voltando ao assunto, são jovens, saudáveis, com alguma formação e com pretensões de mostrarem valor além do programa. Pois é, tem gente nesse meio que ficará por mais algum tempo na Globo. Pode apostar nisso. Delirando... penso até que um dos critérios usados para a escolha foi o possível aproveitamento das figuras em alguma atividade midiática, pois alguns deles, ou estavam envolvidos com a máfia televisiva, ou conhecem os bastidores do show business. Portanto, vão querer mostrar serviço. Vislumbra-se, então, um programa sem samambaias. Mas, fica a observação negativa, o quadro de jogadores não é de anônimos. Tem figurinhas(curingas) marcadas. Portanto, a sacanagem é do começo ao fim. O que fazer então? Descobrir a historinha montada pela Globo e tentar desmantelá-la.

- Em princípio, é um jogo, logo, articular votos é válido e de direito. Vale tudo, e, a princípio, nós setenciamos o destino dos emparedados. Ou seja, a decisão final de quem sai ou não é do público(Será?!). O que não gosto é covardia, falta de fair play, tripudiar o adversário no chão. Esqueça o pensamento maniqueísta, ele só lhe trará problemas no seu julgamento de valores. Não existe bem contra o mal. Existe um bando de jovens sadios que nos venderão que são amigos desde a infância. Conversa pra boi dormir, pois o melhor amigo de BBB é o milhão. Todos estarão jogando, não existe essa de estar lá para passear, tomar sol matutino e curtir as festas. Não tem bobinho, podes crer! Todos os participantes têm méritos e chances para brincar, jogar e levar o milhão. Cabe a eles descobrirem os atalhos e contar com a empatia, sorte, aliada a gana pessoal de querer vencer. Se você for com a cara de algum e quer vê-lo vencedor, TORÇA, mas não culpe o céu e a terra por ele ter sido eliminado, alguma coisa lhe faltou: ou a sorte, ou carisma, perspicácia, ou não se ligou nos atalhos. Portanto, não estrebuche... relaxe e goze!

- Não confunda o jogador, numa situação de confinamento e vigiado por todos, tentando se safar, com a pessoa real que sai da Big House. BBB não é parâmetro para mensurar o caráter de ninguém, embora revele muito da pessoa em pauta, mas, as situações são distintas e merecem atenção, requerem ser discriminadas. Eles não são santos, porém, estão longe de serem marginais. Não esqueça que somos humanos bisbilhotando outros humanos, portanto, passíveis de errar nos julgamentos, principalmente nos precipitados e enlevados em passionalidade.

- Não dá pra se ter noção do que esperar deles sem vê-los interagindo, sem voz, atitudes, olhares, formulando pensamentos etc e tal. Diagnosticar por fotos é querer ser mãe Dinah. Não vi todos os vídeos e não tenho noção de quem é quem. Mas, vamos brincar, não machuca e é de graça, pra ficar registrado nos arquivos: pelas fotos eu fui com a cara da Bianca – me pareceu uma fortaleza, decidida, gostei dela, li um pouco de sua vida, é ocupada a menina - , não fui com a cara do narcisista Fernando - me parece que o sujeito tem espelho e pente nos bolsos, sempre – e, pelos poucos vídeos que vi, gostei do Gregor – o olho no olho dele parece ser franco, me pareceu honrar as calças que veste - , e a gostosa da Gyselle, ela é linda, desenvolta, mas, pecou no seu vídeo, pois dizer que os homens a desejam foi pretensioso, homem não gosta e soa como afronta as demais mulheres. Esse é o tipo de comentário que não se faz, se vive, se curte, pois sabemos que ela é desejada mesmo. Pra que dizer? O encanto está no silêncio, no jogo de sedução, na conquista sem exageros e não no contar vantagens. Mas ela promete ser peça polêmica.

Então, é isso, leitor, vamos ver o que acontece nesses 78 dias(?). Muita água vai rolar, muita sandice será postada por mim, comentários inflamados serão escrevinhados, novas amizades serão feitas, muitas risadas serão ecoadas, amizades já estabelecidas se abalarão por causa de idéias opostas, argumentos, réplica e tréplica darão clima de batalha campal, porém, nos farão rir de montão, enfim, será divertido ler vocês, será entretenimento de primeira e um prazer partilhar minhas elucubrações com quem aqui aportar.

O reality show - de verdade - será aqui na blogosfera BBB. Vamos nos divertir detonando o Grande Irmão que vai nos vender mais uma história da Carochinha!

Excelente BBB-8 a todos!

Forte abraço!


*

0 comentários:

Postar um comentário

Ah, navegante, você sabe as regras de conduta. Não envergonhe Voltaire e faça sua parte. Eu, certamente, farei a minha: deletarei os comentários tolos ou ofensivos a quem quer que seja (comentaristas ou blogueiros). Meta pau nos que venderam a alma pro Boninho.

Contato com Citizen Kane E-mail: sociedadebbb@bol.com.br
.