quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

● Falta Carisma!

Canastrice-mor. E eu pensei que a cena do Alemão e seu beijo para lua fosse imbatível! Estragaram a música "Open Your Eyes" . Patetice! Quase rola uma suruba!
Imagem: bbb.lua.com

Um mês se passou e o programa é isso que vemos: uma turma com medo de mostrar sua essência, personagens artificiais, pessoas com medo de serem normais como você e eu. Não são nem dissimulados na expressão da palavra, pois nem isto eles têm capacidade de ser, são amorfos covardes. São fantoches da própria inexpressividade, são bonecos à pilha alcoólica, movidos pelo falso sentimento de amizade eterna. Se acham as maiores celebridades da atualidade. Comportam-se como se estivessem vivendo personagens de Friends ou Dawson's Creek.

Eu costumo dizer que a fórmula está melhorando, porém, as peças não ajudam. Ainda penso assim, mas de quem é a culpa? Evidente que Boninho não vai escolher uma turma pensando em fazer um programa com patetas, fúteis e deslumbrados. Mas, infelizmente, é aqui que está o x da questão. O BBB virou ponto de referência e carta de recomendação para jovens fazerem carreira. Já não estão tão preocupados em ganhar o milhão, e sim, com o tempo de exposição, com as benesses que usufruirão ao sair da casa. O maniqueísmo e suas nuances está diretamente relacionado com lucros e dividendos. Logo, são todos do "bem". São emotivos e "certinhos" demais os meninos, exemplos a serem seguidos. As meninas, santas, pastoras, modelos. Quando não, fazem a linha brasileirinhas à la Natália, porém, após litros de lágrimas se convertem ao dogma do momento: "eu não quero indicar ninguém, se pudesse viveria com vocês pra sempre, por favor, entenda, eu não tenho nada contra você, mas tenho que indicar alguém, está partindo meu coração ter que te indicar, te amo, te adoro, eu não quero ser líder de novo, é muito sofrimento mandar um de vocês meus amigos, por favor me perdoe, te amo, te adoro, você é uma gracinha!" Patético!

O mais cômico do programa é na formação do paredão mesmo. Aquela choradeira cínica é de matar de rir... do ridículo. Eles não querem sair da vida maravilhosa que levam e, tampouco, mandar um "amigo de infância" para a palafita onde mora. Será que o povão compra? É tão difícil encarar como um jogo? Gente, pelo amor de Deus, o mínimo de foco que esses seres tiverem já está de bom tamanho. Todos saem ganhando. Participante de BBB deveria ser proibido de fazer outra coisa na televisão brasileira, ou artisticamente, por dois anos depois do programa, daí, todos esses pseudo-artistas ou candidatos a alguma coisa mostrariam-se de fato para buscar o milhão. Estou sendo radical, eu sei, mas como evitar essa palhaçada?

Todos os participantes já assistiram o programa, exaustivamente, alguns viram todas as edições. Sabem como funciona, se questionam, se, não abertamente, mas na calada, nos seus pensamentos envolvendo o futuro próximo. Nenhum quer ser visto como o "mau", o vilão, todos querem ser o "do bem", são, portanto, "amigos para sempre" e o lema é "unidos venceremos". Até quando?

Excetua-se dessa trupe, talvez, a Gyselle ou Rafinha. Ele diz que não assistia BBB - eu não acredito nisto -, mas está jogando, ele está aproveitando bem seu personagem, aparece bem na tela. Ele está focado no jogo. Ontem ele fez a linha cantante paz-e-amor, mas por trás desse gesto ele quer nada mais nada menos do que fazer o paredão que tirará o Marcelo. O que pode tirá-lo da concentração, talvez, é se sucumbir aos encantos da Penélope Charmosa, que anda se insinuando para o menino pudico e repeitador de araque. Aqui outro elemento importante. Aquela guerra fria entre Gyselle e Juliana do começo, era por causa do Rafinha também. Tipo: Juliana a fim dele, ele querendo se aproximar pra ver qual é, mas tinha dois anexos - Galego e Alexandre - atrapalhando a aproximação dele na Ju. Paralelo a isso estava a Gyselle jogando seus encantos para Rafinha, e ele dava sinais claros de que estava caindo na rede da Juliana. Isto tudo os três se assistiam, se manjaram. Não formularam em palavras, mas estava lá na cara de qualquer um, nos olhares de desejos. O tempo curou alguma coisa, mas Rafinha e Juliana não esqueceram do jogo de sedução - sutil - entre eles.

Gy, supostamente, não viu pelo menos quatro edições do programa, pois estava fora do país. E se viu pelo GMC, não acompanhou a repercussão pós programa, das ações dos personagens polêmicos, da novelização Global, do comportamento sensual de algumas beldades, do jogo sem-misericórdia de algum vilão, por exemplo. O resto viu e sabe como evitar "possíveis erros", mas não sabem como mostrar seus acertos, não se desnudam para contar suas histórias. Daí, estarem redondamente enganados como entreter o público. Ou vocês acham que o Marcelo se aproximou da Gy, desde o começo, por amor e amizade à primeira vista, ou foi por ele ter deduzido que ali estaria a primeira emparedada de fato? Ele sabe decorado o script que levou Alemão a ganhar o jogo.

Eu digo que, talvez, a Gyselle seja a exceção, por ela não mostrar a euforia que os demais exacerbam como bandeira. Por ela se recolher cedo e não se enturmar e compactuar com a linha paz-e-amor eterno. Ela faz o social, o básico e limita-se ao seu espaço, não bajula ninguém. Gosta se quiser, ela não vai fazer nada para agradar os outros sem agradá-la em primeiro lugar, ela não dissimula. Ela pode até se empolgar, mas não mente. Penso que ela não está contaminada com resquícios ou vícios de programas anteriores. Ela é autêntica sim, mas eu ainda aposto que se ela soubesse que, estar ali no meio da festa e fazendo firulas lhe daria evidência, com certeza ela estaria. Mas não, ela vive o seu real e por viver sua essência pode vir a ser sacada do programa. Seu maior problema é que deixa as coisas acontecerem, não toma partido, se isola. Sinceramente, ainda não sei o motivo, já apostei em timidez, orgulho, medo, até ciúmes de Rafinha, mas não sei identificar. Sei que ela peca por isso. Tem que participar mais... fazer-se presente, não precisa entrar na barca dos outros, mas tem que ser notada, usar de sua expressão corporal e facial, que diz tudo sem abrir a boca!

Pelo jeito que foi o musical-canastrão de ontem, os "Barrados No Baile" não vão votar entre si. E sabe o que é mais irônico? A Juliana, ela mesma, foi a liga que os uniu, graças a sua "absolvição da escravatura", nos trabalhos forçados de Marcos e Natália. A Princesa Ju conseguiu seu passaporte pra final. A festa foi ao redor dela, para ela. Só não vai à final se for ao paredão antes, pois ela vaza. E quem terá coragem de mandar? Penso que para merecer ganhar esse jogo o campeão tem que ir pelo menos uma vez para a berlinda. Lembram do segundo lugar da Carol? Pois é.

De um lado estão Marcelo e Gy e de outro os amiguinhos de infância. Gy mantém sua independência apesar de ser ciceroneada constantemente pelo psicodoido. Marcelo e Gy provavelmente estarão no próximo paredão. Claro que tudo depende de quem pegar a liderança, mas pelo andar da carruagem um deles estará. O povinho da casa ainda não crê na força da Gy e a colocará mais uma vez no paredão. Qual é a melhor oportunidade? Isso mesmo, contra o Marcelo, pois não vão arriscar colocar um deles para tirar a prova dos nove, já que Juliana é a princesa Isabel do BBB8.

Quando aqui eu evidenciei Thalita e sua porra-louquice, foi porque ela foi o que é, não vestiu a camisa dos amiguinhos para sempre. Ela foi defenestrada para não estragar o clima de colônia de férias dos demais, pois, vez ou outra, ela acertava nas verdades, e verdade para esse povo, é uma afronta. Quer um exemplo básico, de como não querem ser importunados? A peregrinação surreal e aos prantos do chato Felipe, em dizer ao Marcelo que ele deveria se recompor, se controlar, resolver seus entreveros sem perturbar os outros, pois os demais não tinham nada a ver com a briga insana deles. Como é que é? Não tem? Eles não moram na mesma casa? Não lutam conjuntamente por comida e estalecas? Não dividem os mesmos quartos, festas etc e tal? Só são amigos na euforia, na depressão não? Eu não entendo mais nada, então.

Estou torcendo para o Marcelo sair logo, com direito a ver o doutor descompensar de vez, daí, eu quero ver do que esse povo viverá! Vai ficar bonito ver as baratinhas correndo atrás da liderança e chorando cinicamente na hora de indicar alguém. Eu vou gargalhar muito aqui na minha poltrona!

Num programa que ninguém conta sua história ou quando fazem é pela metade e cheio de passos planejados, artificiais e muito tatibitate, o carisma está fazendo a diferença e sem se esforçar quase nada, daí, o tédio. Quem é carismático? Gyselle e Rafinha só perdem pra eles mesmos, caso os demais não mudem a postura!

O embate, de fato, é Direção versus Jogadores! Está difícil saber quem está ganhando, mas ontem, a direção colocou Juliana no páreo. A Penélope vai partir pra cima... pena que ela não sabe esconder seu jeito falso, caduco e sem-graça, porém, se colar no Rafinha, ela terá a popularidade que lhe falta, pois os dois estão muito a fim de ver qual é!

Unidos, veremos!

*
Comentário Relevante:
... acontece que as expectativas de mera exposição e posterior colheita de frutos leva a esse comportamento pasteurizado que eles apresentam. Efeito do que o público tem premiado: mocinhos e mocinhas "de coração bão" e "os vingadores"... Os que estiveram lá prá jogar e tentar levar o dinheiro, se opondo a esse comportamento, foram execrados pelo público e por muitos dos nossos blogueiros... Estão todos lá fugindo como o diabo da cruz deste estigma e perseguindo o padrão "BBB amado pelo público"!!! Está mais do que na hora de o público redefinir esses papéis... por let

0 comentários:

Postar um comentário

Ah, navegante, você sabe as regras de conduta. Não envergonhe Voltaire e faça sua parte. Eu, certamente, farei a minha: deletarei os comentários tolos ou ofensivos a quem quer que seja (comentaristas ou blogueiros). Meta pau nos que venderam a alma pro Boninho.

Contato com Citizen Kane E-mail: sociedadebbb@bol.com.br
.