sábado, 9 de agosto de 2008

Espírito Olímpico



Vanderlei Cordeiro de Lima (Cruzeiro do Oeste, Paraná, 11 de agosto de 1969), é um atleta brasileiro, corredor da Maratona e ex-bóia-fria.

Tornou-se uma das celebridade dos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004 quando, após liderar a maratona até cerca do 36º quilômetro, foi atacado e derrubado por um fanático religioso irlandês, o ex-sacerdote Cornelius Horan. Ajudado por alguns expectadores da corrida, retornou a prova e ainda conseguiu garantir a medalha de bronze da prova, sendo aplaudido de pé quando entrou no estádio Panathinaikos.

Até então, nas 24 vezes que a prova foi disputada em Olimpíadas, a melhor colocação de um brasileiro havia sido nos Jogos de Atlanta-1996, quando Luís Antônio dos Santos completou os 42,195 km na 10ª colocação, em 2h15min55. Participando de sua terceira Olimpíada, o ex-jogador de futebol tornou-se em Atenas o maior herói do atletismo brasileiro nos Jogos. Ele salvou a modalidade de sair dos Jogos sem medalhas, fato que havia acontecido apenas uma vez -em Barcelona-1992- entre Cidade do México-1968 e Sydney-2000.

Medalha Pierre de Coubertin
Por seu feito, seu espírito esportivo e humildade após a prova, Vanderlei foi ainda agraciado com a Medalha Pierre de Coubertin concedida para atletas que valorizam a competição olímpica mais do que a vitória e que é considerada uma honra elevadíssima atribuída pelo Comitê Olímpico Internacional.

Antes de Vanderlei, o último atleta a receber a homenagem tinha sido o velejador canadense Lawrence Lemieux, que nos Jogos de Seul, em 1988, abandonou a disputa de sua prova para salvar uma pessoa que havia caído no mar.

Dois outros atletas a receberam postumamente, o tcheco Emil Zatopek e o alemão Lutz Long.

Homenagem
O jogador brasileiro de vôlei de praia Emanuel, da dupla Ricardo e Emanuel, que conquistaram a medalha de ouro da modalidade em Atenas 2004, ao se encontrar publicamente com o Vanderlei em um programa de televisão, deu para ele a sua medalha de ouro de presente. Vanderlei, com humildade, agradeceu o presente mas recusou a medalha emocionado.

História
Anteriormente a seu status de celebridade mundial com o ocorrido em Atenas, Vanderlei já era um atleta reconhecido de nível internacional, vencedor da Maratona de Tóquio no Japão em 1998 e bi-campeão nos Jogos Pan-americanos de Winnipeg e Santo Domingo. No cenário brasileiro, entre outros triunfos, ele também foi bicampeão da famosa Volta da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1999 e 2000.



Fonte: Wikipédia

Outro vídeo: o fato ocorre aos 4' e 20".

Bons Jogos!

*****
Site Oficial das Olimpíadas
Cobertura Rede Globo-Página Inicial
Cobertura Rede Globo-Modalidades Esportivas
Calendário Geral - Prático. Os links (nas datas dos eventos) levam aos resumos diários.
Time Brasil
Comitê Olímpico Brasileiro

*****
O problema dos vídeos youtube — e internet com velocidade de conexão baixa — é que as pessoas têm desânimo só de pensar em esperar carregar. Deixe carregando, vá lá na geladeira, pegue um suco, ou uma cerveja e volte, ou navegue cerca de cinco minutos, volte, e já estará prontinho para ser visto, sem travamentos. Tem vídeos que valem a pena, como o deste post, por exemplo. Abraço.

0 comentários:

Postar um comentário

Ah, navegante, você sabe as regras de conduta. Não envergonhe Voltaire e faça sua parte. Eu, certamente, farei a minha: deletarei os comentários tolos ou ofensivos a quem quer que seja (comentaristas ou blogueiros). Meta pau nos que venderam a alma pro Boninho.

Contato com Citizen Kane E-mail: sociedadebbb@bol.com.br
.