quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Operação-abafa no 'BBB 12' lembra piores momentos da Globo

 *Maurício Stycer

Mais surpreendente do que o próprio episódio que resultou na eliminação de um candidato do “BBB 12″ por suspeita de estupro foi a tentativa da direção do programa de varrer a baixaria para debaixo do tapete.

A operação-abafa, urdida na manhã de domingo, 15, foi sustentada até o final da tarde do dia seguinte. Nesse meio-tempo, o diretor do programa, Boninho, desdobrou-se em entrevistas, dando versões desencontradas e, em alguns casos, inexatas sobre o que de fato ocorreu.

 O ápice da tentativa de reescrever a história ocorreu na noite de domingo, um dos dias nobres do “BBB”. A edição do programa não apenas deixou de mostrar as cenas mais picantes da noitada anterior como ainda deu a entender que Monique, a suposta vítima de Daniel, fez um jogo de “morde e assopra” com ele nos momentos que antecederam a suspeita movimentação do modelo sob o edredom.

A cereja do bolo desse momento foi a cínica intervenção do apresentador Pedro Bial, que resumiu tudo assim: “O amor é lindo”. O caso lembrou algumas das maiores escorregadas da Globo, como a deliberada confusão que fez na cobertura do comício das Diretas de 1984, transformando-o numa festa pelo aniversário de São Paulo.

Além de não mostrar as imagens que poderiam ajudar o espectador a julgar o episódio por conta própria, Boninho ainda tentou distrair a opinião pública com a carta do “racismo”. Também não funcionou.

É preciso ressaltar que o cuidado do programa em não acusar Daniel é correto. O “BBB” não é polícia nem Justiça. Mas isso é muito diferente da tentativa feita de iludir o público sobre o ocorrido.

As festas do “BBB”, regadas a quantidades industriais de bebidas alcoólicas, destinam-se basicamente a criar situações a serem exploradas posteriormente pelo programa. Gafes, gritarias, baixarias, beijos roubados, escorregões e gemidos sob o edredom fazem a alegria de quem edita a atração e, depois, do público que assiste. O episódio que envolveu Daniel e Monique, nesse sentido, não chega a ser surpreendente. Foi apenas um ponto fora da curva. Mais cedo ou mais tarde ocorreria. 

A novidade é que a edição deixou escapar um vídeo de quatro minutos, que ganhou a internet e se espalhou em velocidade espantosa; 2012 não é 1984. Foi essa difusão que transformou a operação-abafa de Boninho em pó, levou o governo federal a se manifestar e colocou a polícia no Projac.

Apesar do Ibope em queda, o “BBB” é um dos programas mais bem-sucedidos da Globo, respondendo por um faturamento da ordem de R$ 380 milhões em 2011. Responsável direto por este sucesso, o diretor parece ter acreditado que, com seu toque de Midas, seria capaz, mais uma vez, de reescrever a história.

*Maurício Stycer é repórter e crítico do portal UOL.

=========================================


Brochei! Estava até buscando forças no tempo escasso para blogar sobre o BBB12. Não diariamente, pois há vida intensa, real, melhor e super interessante fora do BBB, mas vez ou outra daria uma opinião, sugestão, mimimi etc. A tentativa de romantizar o bizarro — e embelezar o desonesto — foi um chute nos testículos. Doeu!


Twitter
Facebook
Bolinhas do Mal 

19 comentários:

Tania Tum Tum disse...

Boa tarde,Cidadão, oxi brocha nao..rsrs
Realmente o bbb chegou a um nivel insuportavel, mas (tem sempre um mas) é bom ter gente inteligente e lucida como vc, entao vai ficando, escrevendo as vzs, mesmo que seja só pra fazer uma boa açao.
Nos livrar deler só abobrinhas.
abs

Antenada disse...

Ammetista *Antenada_Surreal*
@SoniaAbrao este vídeo eu que postei e não tem nada de "plantadinho" pois a Globo até deletou. Alguém repostou: http://migre.me/7AaFP #BBB12

EduardaLiv disse...

Brochamos!

Antenada disse...

Maurício Stycer tem bons textos e me parece inteligente, mas será que não sabe que ninguém pode ser condenado antes de ser julgado? Ainda mais para um veículo de comunicação? E a responsabilidade jurídica.

E o Boninho não errou quando aventou racismo. Se fosse Diogo do BBB 11 não teria havido nenum #ExpulsaDiego.

O que não concordo com o que foi dito pela direção da emissora é que "uma cantada mal feita pode ser motivo de eliminação" e passou batido o Diego voiciferando com Paulinha chamando-a de puta!
Se deitou com Maria bêbada e bolinou até a auto estima zero da Paula, sua vítima

Não consigo deixar de apontar as distorções que vejo.

Antenada disse...

Infelizmente a Globo é manipulada sim, manipulalda pelos carrascos online, a maioria feminina que julga um caráter pela estampa do sujeito. Muito triste e realmente brochante tudo isso.

Antenada disse...

Eu sou a única voz a defender a verdade, mesmo quando ainda nem sabia que a Monique iria admitir que foi participante ativa.
Quando 99% estava condenando o rapaz. Agora tá meio 50% mas ninguém fala nada.
Estou sendo chata e cansativa mas ainda há o que revelar.
Usaram até imagem de Yuri e Laisa na cama como se fosse Daniel.
Ela mente quando fala que apaga quando o Rafa se deita. Ela só apaga quando após entrada de Fael. A câmera sai deles vai pra Yuri Laisa depois colocam aquela cena de Monique com perna aberta...
Ontem gravei Monique dormindo e ela RONCA!

Camilo disse...

Tá confirmada a autoria do texto, Kane?

Não encontrei nada nos locais habituais do Stycer.

Kane disse...

Sim, Camilo. Confirmadíssimo.
Trata-se de um especial para a Folha de São Paulo.
Para ter acesso você tem que ser assinante.

http://search.folha.com.br/search?q=MAURICIO%20STYCER&site=jornal

disse...

Monique não sabe de absolutamente nada do que foi denunciado aqui fora. O delegado disse mui claramente que ela não viu o video e que a depoimento dela é tão somente uma peça do inquérito e não interfere nas conclusões que podem sim apontar o que vimos com muita clareza - ou não.
Quem pode assegurar que a Globo repassou as fitas na íntegra? Quem pode assegurar que as roupas íntimas de ambos e o ededron aprendido são de fato aqueles usados naquela fatídica madrugada?

Quem pode negar que o Daniel é propenso a bolinar mulheres sem o consentimento das mesmas? Em menos de uma semana foram duas ocorrências.

Não dá para tapar o sol com a peneira. Podem abafar o caso, mas isso não anula o que houve.

disse...

Se Daniel for bem orientado é melhor ficar na dele e sair de cena. A própria Globo ao decidir eliminá-lo admite em off que analisando o contexto encontrou algo que ela nominou de "comportamento inadequado". E sem essa de "racismo" que não cola.

disse...

É claro que Monique está mentindo.Por isso a recusa de fazer o exame.

disse...

"...Essas pessoas que compartilham imagens muito bacaninhas, sobre todos sermos iguais, de iguais direitos e basta ter a primeira prova para ter a primeira reprovação: Chuva de comentários imbecis justificando o ato desprezível do participante Daniel, ora dizendo que é racismo que acontece com ele ora dizendo que ela pagou para ver, que merecia, que era "piranha" e devia ter sido estuprada mesmo. Agora, a Globo quer abafar o assunto, espontaneamente forçando a menina dizer que NÃO HOUVE ESTUPRO, quando qualquer um que enxergue consegue ver que claramente rolou abuso.


Se a Monique se vende, eu não compro. Meu discurso é muito maior do que BBB. Minhas palavras são sobre comportamento humano. A hipocrisia que me adoece, o machismo que me cerca. Eu tenho vergonha. Vergonha de tudo que eu tô lendo. Vocês, que sustentam seus discursos, que me causa ojeriza, na posição lastimável da rede Globo, são os mesmos que outrora a acusava ser uma rede manipuladora. Parabéns, vocês tinham razão. A má notícia é que vocês são as vítimas".


Órfãos do BBBlua

disse...

O Caso Daniel e Monique

O problema do caso Daniel e Monique é que este não é um caso isolado. Existe um precedente. A Mayara acordou no dia anterior reclamando que havia sido bolinada pelo Daniel durante a noite. E contou para todo mundo. Ninguém fez caso e o assunto morreu como se fosse algo inocente e inofensivo. No outro dia, a Renata descia a escada e o Daniel passou a mão nela. Ninguém percebeu, afinal de contas, essas coisas são meio normais no Big Brother. Mas, não foi uma passada de mão inocente ou brincalhona. Daniel em pretensa atitude de ajudar Renata a se limpar após um tombo passou a mão nas partes íntimas da menina. Renata, porém, também nada fez ou falou.

Olhados isoladamente, a gente poderia achar mil desculpas para cada situação. Afinal de contas, estamos no BBB e o povo é meio louco mesmo. No entanto, quando ela vem em bloco a coisa muda de figura. Se o povo da net já estava revoltado antes da dupla ser chamada ao confessionário pelo diretor para esclarecer a polêmica, depois, então, a revolta aumentou. E muita da dúvida foi se dissipando. Daniel teve a cara de pau de dizer que apenas havia dados uns beijinhos na Monique. Como assim Bial?

Ele também falou que estava muito louco, que havia bebido demais. Monique diz não se lembrar exatamente do que houve e pergunta mais de uma vez ao Daniel o que havia acontecido. Ele continua minimizando o caso. Mas, e na noite anterior com a Mayra quando não tinha álcool na história, qual seria a explicação? Em minha opinião este é o grande diferencial do problema. Temos um precedente. Nos mesmos moldes, não estamos julgando assuntos diferentes.

Se não fosse o caso da Mayara, talvez, a gente pudesse fazer vista grossa e passar por cima deste assunto, na dúvida se haveria tido consenso ou não. Afinal de contas, acusar alguém de ter um desvio de caráter desta monta é algo muito sério. E também existiria a possibilidade da Monique estar se fazendo de esquecida para dar um dichavo na história e não se comprometer. Mas, e a Mayara que colocou a boca no trombone? Como se explica esta situação? Sem álcool e sem consentimento? Pois é, se Daniel não sair por mal, por expulsão, ele estará a partir de hoje na mira do público para sair pelas vias legais do programa. Pelo uso do voto popular.

De Cara Pra Lua.

Kane disse...

hehehe
A Ní tá na militância.
Muito bem, Ní!
Abraço. :)

Antenada disse...

A Mayara não queria NÃO ACONTECEU NADA, a Monique quis, FEZ O QUE TEVE VONTADE. Simples assim.
Discutir com gente com vibe Sonia Abrão não dá.
Ela viu o vídeo que enviei o link da Monique dizendo que tem costume de se fazer de morta na cama quando convém, ela desantenada como a maioria, chegou a afirmar que a conversa foi "plantadinha" como se a Globo tivesse instruído a Monique de dizer aquilo!!! afff. Todo mundo (antenado, claro) SABE que houve uma conversa sobre "fio terra" no segundo dia do programa e aquele trecho faz parte do papo.

O que o cara fez ANTES ou DEPOIS do vídeo em questão não me interessa. A única coisa em questão é que a acusação de esutpro é CRIMINOSA.
Quem vai pagar pelos danos causados, mesmo que se prove que ele não fez nada. Calúnia é como carvão, se não queima, mancha.
O cara é safado, sem vergonha, sem verniz, sem "conduta adequada" mas não é estuprador. A mulher DEU COM TESÃO (palavras da mesma).
Chega de julgar foda alheia. Vai ver a mulher sofre de necrofilia atípica e gosta de ser a morta. Ninguém dormindo fica 7 minutos na mesma posição, e só mexendo as pernas. No de 4 minutos são os braços que estão em ação.

No dia 7 minutos não tem áudio, no dia 4 ela geme nitidamente.

Abram os olhos e os ouvidos. Melhor, abram a MENTE.

Camilo disse...

Ok, valeu pela explicação, Kane.

E parabéns pelo compêndio, Ní.

Luara® disse...

Oi, Kane...
Oi, Tania Tum Tum...
Preguiça de BBB que vcs nem imaginam.
Bjok's
*;)
Ichi... não sei mais como fazer pra aparecer meu nick com o antigo avatar, tudo mudado por aqui.

Tania Tum Tum disse...

oi, Luara®!
tudo bem com vc?
beijos minha linda.

Antenada disse...

Lições de sexo do Mundo Animal
http://www.youtube.com/watch?v=24QWFFtdMT4

Postar um comentário

Ah, navegante, você sabe as regras de conduta. Não envergonhe Voltaire e faça sua parte. Eu, certamente, farei a minha: deletarei os comentários tolos ou ofensivos a quem quer que seja (comentaristas ou blogueiros). Meta pau nos que venderam a alma pro Boninho.

Contato com Citizen Kane E-mail: sociedadebbb@bol.com.br
.