segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O Julgamento do "mensalão", ao vivo, na TV Justiça



8 comentários:

Shadow disse...

STF começa julgamento do Mensalão que marcou Governo Lula: incidentes, competências, impedimentos, vistas, questões de ordem...

Não queremos muito, só um país mais justo.

Shadow

Gata sem dono disse...

A imprensa oligárquica está transformando o julgamento da Ação Penal 470, o chamado "caso mensalão" em um verdadeiro showmício para favorecer eleitoralmente partidos aliados dos barões da mídia. São manchetes repetitivas e desproporcionais ao conteúdo, velhas notícias requentadas e acima do tom, ignorando os fatos novos que existiram de lá para cá, grandes espaços nos telejornais sem trazer nada de novo, e sem olhar, ao menos, se têm fundamento os argumentos da defesa.

O barões da mídia, em plena era da internet, ainda se acham os mestres do universo para escrever a história, dentro daquela velha máxima de que ela é contada pelos vencedores, e por isso querem vencer a qualquer custo, mandando às favas os escrúpulos, como faziam na época da ditadura do AI-5.

Por isso, as oligarquias da mídia estão espetacularizando o "mensalão", sem foco no interesse público, nem na boa informação e, mais grave, sem compromisso com a busca da verdade dos fatos, da análise histórica dos processos políticos que levaram aos acontecimentos, muitos deles com raízes nas próprias regras legais, mas nefastas, como o financiamento privado de campanha.

Sumiram dos programas políticos de debates na TV os verdadeiros especialistas. Juristas ilustres não faltam no Brasil, mas dificilmente algum endossa a tese pregada em editoriais e colunas que pedem condenação política, mesmo sem provas, pois seria voltar a aplicar o AI-5, com juízes assumindo o lugar do ditador. Logo, nem sequer são convidados a opinar.

Há questões em aberto difíceis para o cidadão entender. Por que Eduardo Azeredo (PSDB-MG) não está sendo julgado junto com os demais réus, se o "mensalão" tucano é anterior? Por que o "mensalão" tucano foi desmembrado e só Eduardo Azeredo, que tem fôro privilegiado, é julgado no STF, enquanto a Ação Penal 470 jogou no mesmo pacote dezenas de pessoas sem fôro privilegiado? A única explicação plausível é a espetacularização, em detrimento do ato de bem fazer a justiça.

Só agora o ex-Procurador-Geral da República aparece admitindo em entrevista que não existiu "mensalão", e sim, segundo ele, outros delitos, todos empacotados no mesmo processo. Só agora os ministros do STF se dão conta de que seus cargos recomendam chamar o julgamento de Ação Penal 470, pois a palavra "mensalão" já tem conotação de pré-julgamento de que houvera mensalidade para compra de votos, coisa que até o Procurador-Geral admite que não houve.

Espera-se um julgamento justo (que alguns chamam de técnico), mas este já entrou para história de tudo o que não se deve fazer, quando se deseja fazer justiça de fato, em sua plenitude, inclusive para corrigir de fato mazelas da sociedade, como o nefasto financiamento privado de campanhas eleitorais.

Hoje, foi necessário criar a comissão da verdade, para reconstituir a verdade histórica do que está e do que não está nos autos dos processos contra presos políticos na época da ditadura.

Esperamos que o STF não deixe de legado a necessidade de criar futuras comissões da verdade para restabelecer a história verdadeira, que passa longe do que está publicado nas páginas e vídeos da imprensa oligárquica, tal qual aconteceu com noticiário político na época da ditadura.

por: Helena Sthephanowitz, especial para a Rede Brasil Atual

Amiga disse...

Lamentável, porém, nem um pouco surpreendente a postura da Rede Globo. Sensacionalismo barato, " vai começar o julgamento do pior caso de corrupção que já houve no Brasil..." Desculpe, para mim o pior caso foi com Fernando Collor que roubou a poupança do povo, cuja mulher gastava 90 mil em calcinhas, etc...Hoje está novamente eleito Senador da República, e sua esposa. agora ex, tem um espaço absurdo no Fantástico para reclamar da pensão de 18 mil que recebe, pobrezinha... José Dirceu afirmou e eu acredito, o único erro do PT foi ter um caixa 2, que existe desde sempre, em todos os partidos, mas quando se trata de PT e Lula tudo sempre tem uma dimensão muito maior!

Shadow disse...

Começou o segundo dia do julgamento do Mensalão com a participação de dois Ministros que deveriam ter se afastado, por impedimento: Dias Toffoli e Gilmar Mendes.

A lei determina que o Juiz deve, no interesse da Justiça, afastar-se do julgamento quando houver incompatibilidade (suspeição) ou ocorrer impedimento.

Dias Toffoli, como todos sabem, sempre esteve ao lado do PT e do réu José Dirceu. O Ministro Toffoli nunca seria escolhido para o STF não fosse seu vínculo com o PT, Lula e José Dirceu, de quem já foi inclusive advogado. Daí a clareza solar quanto à parcialidade de Toffoli. Além do mais, sua namorada advogou para três réus do processo do Mensalão. Diante do que, ele sustenta que a lei, no particular, só proíbe a atuação nos autos de esposa. Como só tem namorada, Toffoli não se sente impedido. Toimmm!!!

No que toca ao Ministro Gilmar Mendes, dispensa-se comentários. Este já revelou publicamente partidarismo. Exagerou nas inconveniências e antecipou decisões e juízos sobre o Mensalão. E até falta de distanciamento, incluindo reuniões com políticos do Partido dos Democratas.

Pelo andar da carruagem, estamos diante de um novo reality, desta feita, um Reality Show Jurídico, que ao invés de estar situado no Projac ou na Fazenda, tem locações no STF.

Shadow

Shadow disse...

Já dizia Rui Barbosa:

"Nação de analfabetos, governo de analfabetos.
Não é lei a lei, senão quando assenta no consentimento da maioria"(Oração aos Moços – Rio de Janeiro – 1956).

11 de Agosto, Feliz Dia do Advogado!!!

Shadow disse...

Detalhe: A Oração aos Moços data de 1921

ROBERTO IANELLI KIRSTEN disse...

Lendo alguns comentários que me antecedram, vejo com desgosto, que ainda há pessoas que devem ser do mesmo calibre dos que usaram o nosso dinheiro em benefício próprio. E agora estão sendo julgados pelo Supremo, a quem imputam a influência outros. Chegam a dizer, que o STF está fazendo o seu show. Concordo plenamente, Estamos vendo um verdadeiro show de como se deve fazer para limpar o Brasil. Fui educado dentro da ética e da honestidade, porisso, é que acompanho emocionado o julgamento justo do nosso Supremo. Quero ressaltar especialmente, a atuação de três juízes, os Ministros; Joaquim Barbosa, Celso de Mello e o brilhante presidente Ayres Brito, um homem justo e de percepeção muito acurada.

Unknown disse...

Vocês são DITADORES, são PIORES que A GLOBO. Sei que vocês não PUBLICARÃO a VERDADE que estou afirmando, eu FUI petista, conheço A CANALHICE de vocês. A ESPERANÇA de quem é HONESTO,SINCERO E VERDADEIRO é que AS FORÇAS ARMADAS ACORDEM e tirem esses BANDIDOS do poder, jogando na CADEIA os FACÍNORAS: lula, serra, fernando henrique, dilma, sarnei, josé dirceu, e TODOS os MONSTROS políticos que estão EMPORCALHANDO o Brasil.JUSTIÇA! JUSTIÇA! JUSTIÇA!

Postar um comentário

Ah, navegante, você sabe as regras de conduta. Não envergonhe Voltaire e faça sua parte. Eu, certamente, farei a minha: deletarei os comentários tolos ou ofensivos a quem quer que seja (comentaristas ou blogueiros). Meta pau nos que venderam a alma pro Boninho.

Contato com Citizen Kane E-mail: sociedadebbb@bol.com.br
.